Mauro Junqueira, do Conasems, aposta em mudanças positivas em um mundo pós-pandemia

Em entrevista para a série “1 Década de influência”, Mauro Junqueira, secretário executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), fala sobre sua experiência de vida e anseios profissionais.

As recordações da infância e juventude de Mauro Junqueira, secretário executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), remetem à cidade de São Lourenço, no Circuito das Águas de Minas Gerais. Naquela época, Junqueira confessa sua vontade por ser veterinário, mas o destino reservou surpresas.

Para custear seus estudos, ainda jovem Junqueira ingressou para o mercado. Em 1986, aos 18 anos, passou a trabalhar na Prefeitura de São Lourenço como o primeiro servidor contratado para a Vigilância Sanitária. “Foi ali que acabei me apaixonando pela Saúde Pública”, declara.

Junqueira lembra que não conhecia o setor e que a infraestrutura também não era bem consolidada. “Era uma época que o Sistema de Saúde era o chamado Ações Integradas de Saúde, em que somente o trabalhador tinha acesso ao atendimento médico.”

Apesar dos obstáculos, Junqueira afirma que foi uma grande oportunidade de participar efetivamente a discutir as grandes políticas. “Foi ali que começaram as grandes transformações na saúde que, em 1988, com a Constituição, garantiria o direito ao acesso a Saúde e, mais tarde, o surgimento do SUS. Foi incrível participar de todo esse processo.”

Atualmente, como secretário-executivo da entidade, Junqueira fala sobre a atuação do setor da Saúde Pública frente à pandemia do novo coronavírus. “Nós não esperávamos passar por um ano tão difícil e desafiador. Em 90 dias, nós ampliamos em 13 mil leitos de UTI no país. Apesar das perdas de vidas, também salvamos muitas”.

Com esse cenário, Junqueira fala sobre a mudança no olhar político do setor Público. “No Congresso Nacional, pouco se falava do SUS e muito sobre corrupção. Agora, muita gente voltou o entendimento de que o Sistema Único de Saúde é importante e que sem ele viveríamos no caos.”

Junqueira acredita que o SUS sairá fortalecido no chamado pós-pandemia, por meio de um novo olhar da população e dos políticos quanto ações públicas no setor. “Saúde não é gasto, saúde é investimento. Quando você investe na saúde da população, você tem uma população saudável e, obviamente, uma população trabalhadora que vai gerar riquezas ao país.”

Assista a entrevista completa com Mauro Junqueira, secretário executivo do Conasems.

Veja mais posts relacionados

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS