Merco divulga Ranking de Responsabilidade ESG Brasil; Sírio-Libanês é o primeiro hospital da lista

Instituição está entre as primeiras três colocadas no ranking geral

Reconhecimento evidencia o compromisso contínuo com práticas modernas de sustentabilidade, responsabilidade social e governança corporativa

A Merco, que conduz monitoramentos corporativos de referência em 16 países da América Latina e Europa, apresenta no Brasil a 10ª edição do Ranking Merco de Responsabilidade ESG 2023. Este ranking lista as 100 principais empresas em termos de responsabilidade ESG no país. Neste ano, o Hospital Sírio-Libanês é o primeiro hospital a figurar na lista, em terceiro lugar no ranking total.

O Sírio-Libanês é líder em ESG de acordo com o ranking Merco ESG 2023, se mantendo novamente na 1ª posição no setor de saúde e figurando pela primeira vez na 3ª posição no ranking geral. “Nosso propósito se mantém em todas as ações, fomentando uma medicina de excelência sem perder o olhar para o impacto social, ambiental e para a governança ética e transparente”, afirma Paulo Nigro, CEO do Sírio-Libanês. “Essa conquista é um reconhecimento de que estamos no caminho certo em nossa missão de promover vida plena e digna.” Soma-se a essa conquista outras que reforçam o protagonismo do Sírio-Libanês no setor de saúde no Brasil e no mundo. A instituição foi eleita pelo quinto ano consecutivo como um dos melhores hospitais do mundo pela revista Newsweek e está entre os 5 melhores hospitais da América Latina segundo ranking da Intellat e AmericaEconomia de 2023.

O Sírio-Libanês é pioneiro como instituição de saúde carbono neutro do Brasil, é signatário do Pacto Global e do Women’s Empowerment Principles (WEP), organizado pela ONU Mulheres, entidade que também conferiu ao hospital o selo WOB, Women on Board, que reconhece a existência de ambientes corporativos com a presença de mulheres em conselhos de administração ou conselhos consultivos. É o único hospital do Brasil a receber duas vezes o Selo Pró-Ética pela Controladoria Geral da União, um reconhecimento público de que o Sírio-Libanês adota, voluntariamente, medidas para prevenir, detectar e remediar atos de corrupção e fraude, bem como promover uma cultura organizacional de integridade, reforçando que esse é o caminho que nos levará à sustentabilidade e perenidade.

O Merco é uma iniciativa do Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco), com sede na Espanha, que avalia a reputação das empresas desde 2000. Baseado numa metodologia multistakeholder, o Merco realiza avaliações abrangentes utilizando mais de vinte fontes de informação. É reconhecido por ser o primeiro monitor auditado no mundo, com a KPMG conduzindo uma revisão independente conforme a norma ISAE 3000.

Carbono neutro e impacto social

Na área ambiental, a instituição implementou o Plano de Descarbonização, no qual todos os setores e parceiros são incentivados a buscar melhorias em seus processos, tornando-os mais sustentáveis. O plano tem como meta a redução de 50% das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) até 2030 e de 100% das emissões líquidas até 2050. As ações incluem mensuração de emissões de GEE, controle dos gases utilizados na instituição, regeneração de gases refrigerantes, utilização de veículos com menor emissão de carbono, compra de energia limpa e renovável, e compensação das emissões que não puderam ser reduzidas. Outra iniciativa de destaque é a substituição gradativa de veículos convencionais por elétricos, especialmente na entrega de laudos de exames. Essa mudança trouxe benefícios significativos, como a redução de poluição sonora e a diminuição de 41 toneladas de CO2 emitidas na atmosfera por ano, com base nos mais de 910 mil quilômetros percorridos em 2022 com motos convencionais.

O compromisso do Sírio-Libanês com a sociedade está em estender o cuidado à saúde para além das fronteiras físicas. Esse trabalho ocorre em diversas frentes, como ações com o Ministério da Saúde via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), que impactou 734 mil pessoas em 157 localidades pelo Brasil afora. Por meio do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), uma organização social de saúde, a entidade mantém parcerias para a gestão de unidades públicas de saúde.

O Sírio-Libanês oferece ainda ambulatórios voltados exclusivamente para a saúde pública para atender pacientes com câncer de mama e transplantes entre outros. Os ambulatórios oferecem assistência completamente gratuita, com mastologista para pré e pós-operatório, além de exames para rastreio e diagnóstico de câncer de mama e cirurgias e exames de ultrassonografia. Os ambulatórios estão sendo ampliados nos próximos anos para dar ainda mais acesso à saúde para os brasileiros.

Próximo Post

Healthcare Management – Edição 92

Healthcare - Edição 92

Healthcare - Edição 92

COLUNISTAS